quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Shakira revê diferentes fases e ritmos de sua carreira em novo disco

Tem Shakira para todos os gostos no álbum Sale el Sol, cuja turnê passará por Porto Alegre no dia 13 de março de 2011. O disco, majoritariamente em espanhol, soa como uma espécie de retrospectiva da carreira de quase 20 anos da colombiana ao recuperar, em canções inéditas, cada fase da trajetória da artista sul-americana mais bem-sucedida no mercado fonográfico dos EUA.

Assumindo diferentes personas ao longo de Sale el Sol, Shakira contenta sua distinta massa de fãs. Àqueles que preferem sua vertente mais roqueira, explorada durante a década de 1990, Devoción e Tu Boca; aos que apreciam criar passos de dança na frente do espelho, Addicted to You e Loca; aos apaixonados que não dispensam as baladas, Lo que Más e Antes de las Seis.

Apesar de a maioria de suas canções não ser um pop dançante, Shakira tem sua imagem vinculada aos requebrados que hipnotizam o mundo desde 2001 – quando lançou as canções Whenever Wherever e Objection (Tango) e foi catapultada para o topo das paradas. No seu nono CD, a colombiana decide se aprofundar na sonoridade latina – principalmente no ritmo originário da República Dominicana, o merengue. Para tanto, conta com a ajuda do cantor dominicano El Cata, de quem regrava duas canções: a poderosa faixa de apresentação Loca e a sacolejante Rabiosa. Devido à exigência velada do mercado norte-americano, as músicas também têm versões em inglês – cantadas em parceria com os rappers Dizzee Rascal e Pitbull.

Depois de uma mal-sucedida incursão na música eletrônica capitaneada por Pharrell Williams no CD She Wolf, de 2009, Shakira volta a apostar na pluralidade de sons que marcou suas produções anteriores. No hip hop Gordita, mantém um flerte assanhado com o cantor Residente, do duo porto-riquenho Calle 13; no merengue Addicted to You, mistura espanhol e inglês num refrão dançante; na roqueira Tu Boca – faixa composta com o guitarrista argentino e parceiro de longa data Gustavo Cerati (que está em coma desde maio) –, ela se derrete para um sujeito; na balada Lo que Más, Shakira despeja suas emoções ao noivo Antonio de la Rúa, filho do ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa.

Sale el Sol ainda tem espaço para cover do grupo londrino de indie rock The xx (Islands) e para a mensagem positiva da faixa-título: “Não há mal que dure cem anos / Nem corpo que aguente / O melhor sempre espera adiante / E um dia depois da tempestade / Quando menos você pensa, sai o sol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário